SOBRE
E O Movimento é pra Lutar!
Foram anos de chumbo na luta contra a ditadura militar, nos diretas Já e o movimento estudantil ainda representa uma das fortes organizações dos movimentos sociais no Brasil e no mundo. É com a organização dos estudantes que podemos colocar nossas vontades, ações, indignações, alegrias em pauta. Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo social e isso é refletido na Universidade, a qual é vista como um espaço de poder pela elite.
Entender a Universidade como espaço de luta social, deve ser um princípio dos estudantes universitários ao adentrar, ao conviver e ao sair da Universidade. Nela podemos construir nossa opinião, construir conhecimento, estabelecer vínculos e muitas das vezes representar a sociedade. É com princípios coletivos e sociais que o Grupo Implante nasceu e continua na luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Embora, em um curso marcado pela visão tecnicista, biologicista, individualista e todos os adjetivos possíveis, nos organizamos enquanto entidade no Diretório Acadêmico de Odontologia para lutar pelo nosso curso, pela Universidade e por todos e todas dessa sociedade. Hoje já com uma luta estabelecida e marcada na Universidade, temos o respeito de diversos segmentos: temos representação estudantil no Colegiado de Odontologia, Departamento de Saúde, Conselhos e diversas organizações.
Nossa primeira gestão, enquanto grupo assumindo a entidade foi embebida na idéia de que a Universidade é pública mas não era gratuita, tendo em vista os altos custos gastos por todos os estudantes de Odontologia ao longo do curso. Essa ideologia foi se propagando, embora seja ressachada por colegas estudantes e em especial pela classe docente, hoje se tornou realidade. Agora todo estudante que entrar nessa Universidade e matricular-se no curso de Odontologia tem a opção de receber seus materiais em forma de empréstimo por todo o curso. Isso inclui tantos os estudantes que são oriundos do sistema de cotas, quanto os que não adentraram por esse sistema. Muito embora, temos encontrado dificuldades, empecilhos, marcados pela OPOSIÇÃO de alguns professores e órgãos administrativos.
O Diretório Acadêmico de Odontologia, marcado por uma gestão de ESQUERDA não tem deixado que os estudantes percam seus direitos na Universidade. A manutenção do estudante não deve apenas perpassar por INTRUMENTALIZAÇÃO, entramos na briga também por uma alimentação barata e de qualidade, por um transporte público e de qualidade, e por uma residência Universitária que atenta as necessidades estudantis.
Esperamos que tod@s estudantes desse curso possam colaborar na luta por uma universidade melhor. Nosso Diretório é aberto a tod@s com direito a voz e voto em reuniões ordinárias. VENHA CONSTRUIR COM A GENTE UM CURSO DE ODONTOLOGIA POPULAR!
Assinar:
Postagens (Atom)